O interior da sala de aula
Ao nos prepararmos para a ida de observação em sala de aula refletimos bastante sobre como analisar as diferentes situações que podem ocorrer na sala de aula, sobre a importância de termos um olhar generoso sobre as atitudes tomadas pelo professor em sala e irmos preparados para nos surpreender com situações que não esperávamos encontrar, inclusive algumas que poderiam ser positivas.
Neste primeiro momento as vistas foram organizadas em duplas para não causar tumultos na sala de aula. Ao chegar na sala de aula nos sentamos ao fundo, procurando manter a menor interação possível com os alunos, pois o intuito era observar como eles agiam no dia a dia.
Durante as observações nos atentamos as interações entre o professor, os alunos e os conteúdos que estavam sendo trabalhados, assim como as relações de interação entre os alunos se se sentem à vontade uns com outros, se há alguma relação de troca entre eles e também se a organização dos lugares na sala e dos materiais que ficam expostos na sala para a consulta, contribuem para o processo de ensino e aprendizagem, de modo que os alunos se sintam representados na sala de aula.
Nessas observações constatamos a importância de organizar a sala de aula de modo a contribuir para trocas reciprocas de aprendizagem entre os alunos durante as atividades e como os materiais de apoio são valiosos instrumentos que atendem às necessidades dos alunos da turma e auxiliam o professor contribuindo para um ensino de qualidade.