[REGISTRO] Regência temática com história

Regência: Cachinhos de ouro

Seguindo o cronograma do projeto de Contação de Histórias e Brincadeiras Antigas. Dadas as especificidades e implicações do projeto de acordo com o texto estudado Do encantamento da contação de histórias a aquisição da leitura e escrita no processo de alfabetização de Lima; Ferreira; Magalhães (2019), o livro escolhido foi Cachinhos de Ouro com a brincadeira da dança das cadeiras, de acordo com o planejamento tínhamos por objetivos desenvolver a capacidade de falar e ouvir, ampliar a atenção visual e a concentração, além de cooperar para a noção que a criança tem de espaço e interação entre os colegas.

Primeiro realizamos a contação da história, depois conversamos com algumas perguntas sobre o que eles acharam da história. Após esse momento fizemos a brincadeira dança das cadeiras terminada a brincadeira partimos para a atividade de escrita. Essa atividade tinha um exercício de cruzadinha, com o objetivo de ajudar as crianças no reconhecimento da ortografia de algumas palavras relacionadas a história, com seus respectivos sons; e uma atividade para que eles pudessem fazer um outro final para a história, uma retextualização escrita.

Ao analisarmos o desenvolvimento das crianças durante a elaboração das atividades podemos notar que as mesmas, contribuem para o processo de ensino-aprendizagem, de escrita e também no processo cognitivo da criança de forma lúdica e divertida, em que o uso das brincadeiras antigas contribuem fortemente para a assimilação do conteúdo por parte dos alunos além de proporcionar o resgate da cultura infantil.

Clique aqui para ver o plano de aula