[REGISTRO] Regência em Língua Portuguesa

Primeira regência 

O tema desta regência foi sobre animais e os sentidos humanos, optamos por um conteúdo que promovesse uma reflexão pelos alunos em relação ao sistema de escrita de acordo com o Guia de planejamento e orientações didáticas (2014) para isso é necessário que se trabalhe com textos que possuam uma estrutura mais simples ou textos que podem ser memorizados e que não exijam preocupação com a linguagem.

Dadas essas especificidades os conteúdos da regência foram os textos de trava-línguas e o sentido do olfato. O trava-línguas é uma brincadeira da cultura infantil, um jogo verbal, utilizado como forma de aprendizado lúdico que consiste na reprodução clara e rápida de versos ou frases que possuem uma pronuncia difícil marcada pela repetição. Para a aula de acordo com o planejamento traçamos como objetivos desenvolver as habilidades orais, a memória, estimular a leitura e aguçar o olfato.

Para o momento de leitura elaboramos uma caixa com vários trava-línguas dentro e a cada momento uma criança era convidada a tirar e realizar a leitura. A atividade de leitura para além de promover os objetivos propostos, permitiu um momento de bastante reflexão entre os alunos no sentido de compreender que cada um tem o seu tempo para ler e que é importante respeitar esse tempo e a vez do colega.

Para a atividade de olfato foi levado um saco de pão enfeitado com um sapo (tema de um dos trava-línguas), onde colocamos coisas com diferentes odores (sabonete, canela, cebola e alho), as crianças eram vendadas para poder sentir o cheiro e tinham que guardar na memória os odores. Após esse momento foi feita uma atividade de colagem na qual eles tinham que montar o trava-língua, desenvolvendo as noções de progressão (início, meio e fim). Realizamos também uma atividade de fixação de escrita trabalhando com as sílabas e retomando a atividade do olfato na qual eles tinham que escrever qual era o cheiro que eles não gostaram.

A experiência com a regência é um momento de bastante reflexão, pois nos revela a importância de se elaborar um planejamento que contenha objetivos bem determinados de acordo com o nível da turma e com os recursos que você dispõe, é um momento de prática importante, onde ressignificamos toda a teoria que vem sendo estudada e após podemos refletir sobre nossas ações, as intervenções, o modo como conduzimos a aula, sobre as nossas expectativas, sobre a participação dos alunos nas atividades, etc. e também estando no lugar de professores temos a chance de refletir sobre a postura e as ações que observamos do professor.

Clique aqui para ver o plano de aula!