[REGISTRO] Primeiras Impressões

Visita para as primeiras impressões 

Em setembro iniciamos as visitas afim de conhecer a rotina da escola: entrada e saída dos alunos, a relação entre a equipe escolar fator que influencia na motivação e na aprendizagem dos educandos, o recreio e a organização do espaço/ambiente escolar, pois a forma que o ambiente está organizado diz muito sobre a instituição revelando quais são os aspectos culturais predominantes, quais são os valores que norteiam as ações da escola.

A organização, do ambiente escolar e da sala de aula reflete o compromisso com os estudantes. As paredes e os demais elementos indicam se o aluno é um sujeito ativo e principal ator na produção e apropriação do conhecimento ou, pelo contrário, se é um receptor passivo das informações.

A cultura que se constrói nesta relação se comunica com os alunos e se articula em torno do ensino e da aprendizagem, devendo também garantir a promoção de espaços de diálogo para valorizar pluralidade cultural e reconhecer os sujeitos nela inseridos visando um ambiente educativo, onde o espaço e os integrantes do ambiente escolar, tornem-se inerentes a práxis pedagógica.

Procuramos considerar também o papel dos gestores em meio a este processo, pois a organização da escola, não só da sala de aula, mas de todas as áreas, muitas vezes depende do que a gestão espera da aprendizagem dos estudantes. Contudo, a receptividade com que a escola nos recebeu nos deixou extremamente contentes revelando sua disponibilidade e sua preocupação em tornar mais estreita a relação dos educandos com a escola, resultando assim em um processo de identificação dos alunos durante o desenvolvimento das práticas de ensino e aprendizagem.