[REGISTRO] Plano de aula – Língua Portuguesa

Plano de aula: 06 de junho de 2019

Tema: Uma leitura que trava-línguas

Disciplina: Língua Portuguesa

Regentes responsáveis: Beatriz M. N. de Siqueira e Keila Montes

Duração: Aproximadamente 1 hora, dividido em 2 momentos de 30 min.

Conteúdos: Trava-língua e o sentido do olfato.

Recursos: Uma caixa de sapato; os trava-línguas impressos, as letras para a atividade de colagem; elementos de cheiro (alho, cebola, sabonete e canela); venda para os olhos e a atividade escrita impressa.

Objetivos gerais: Estimular a cooperação entre os alunos, desenvolvimento oral e trabalhar com o olfato.

Objetivos específicos: Desenvolver as habilidades orais, a memória, estimular a leitura e aguçar o olfato.

Desenvolvimento

O desenvolvimento da aula contará com dois momentos:

1º: Relatar para as crianças qual será a disciplina trabalhada e como será abordado o restante das atividades. Após esse momento pedir para as crianças formarem 2 rodas (uma maior e uma menor no centro da maior). Ensinar para as crianças a música do trava-língua ´´é uma leitura que trava que trava, trava, que trava, que trava línguas“. Depois disso explicar para as crianças que vão cantar essa música 2x e posteriormente uma criança será escolhida para ir até a caixa no centro e pegar um trava-língua e entregar para a leitura. Repetir com todos o trava-língua. Repetir essa ação até que os trava-línguas da caixa acabe.

2º: Reaproveitando o trava-língua do sapo fazer com as crianças uma atividade de olfato onde será levado para as crianças diferentes elementos para que elas possam sentir o odor, elas devem estar vendadas para não descobrir qual é o elemento antes de cheirá-lo. Terminada essa atividade pratica, será realizada com as crianças uma atividade de colagem (serão distribuídas várias letras para ela montarem o trava-língua, cada criança ficará com um), esta atividade deve ser feita em grupos, e também uma atividade escrita que segue anexa no outro documento.

Avaliação: Deve ser realizada de forma processual durante o desenvolvimento das atividades por meio da observação de se as crianças estão realizando as atividades de acordo com os objetivos esperados.