[REGISTRO] Formação Docente

Encontro de formação docente

No mês de novembro todo o grupo do Pibid Pedagogia Presencial teve a oportunidade de participar de um encontro de formação docente orientado pela coordenadora Prof.ª Dr.ª Francine de Paulo Martins Lima. Neste encontro os professores puderam compartilhar suas experiências, seus anseios e os desafios que enfrentam cotidianamente. Depoimentos que certamente contribuíram para aprimorar nossa formação.

Foi bem colocado neste encontro, que a formação do professor se dá no exercício da docência, e para isso é importante que se busque cada vez mais aproximar diálogos entre os professores e também os diferentes perfis (trabalhar a empatia), trabalhar com o outro e não fazer pelo outro, compartilhar. Isso com o intuito de proporcionar meios de melhor interação do sujeito com o mundo. Para tanto, deve-se haver uma tomada de consciência em relação as expectativas.

Também foi abordado a questão do gênero e da identidade do profissional docente. Gênero é a categoria profissional, o que todos têm que fazer em função da diretriz, já a identidade é quem somos, o que nos constitui enquanto profissionais da educação. Segundo Nóvoa (1995) a identidade do professor é um processo: “é um lugar de lutas e conflitos, é um espaço de construção de maneiras de ser e de estar na profissão” (NÓVOA, 1995, p.16).

Destacou-se também que algumas que situações de aprendizagem só emergem por meio da prática, daí a importância do trabalho compartilhado, afim de que favoreça a interlocução entre aprendizagem e à docência. Contudo, também foi aborda a questão do raciocínio pedagógico que é aprendido conduzido por meio de provocações, trazendo aportes teóricos pressupõe saber o que faz. Segundo Imbernón (2011), a formação docente é um processo que necessita objetivar o desenvolvimento da capacidade de reflexão em grupo, não somente como treinamento para atuação técnica, mas visando à formação para se aprender a conviver com mudanças e incertezas impostas pela sociedade.