Sondagem
Sondagem é um exercício de diagnóstico das hipóteses de leitura e escrita de cada aluno de uma turma de alfabetização, usada para constatar a evolução do processo de aprendizagem. Consiste em uma produção espontânea de uma lista de palavras sobre determinado tema que é chamada de campo semântico, sem apoio de qualquer fonte e nem intervenção do professor. A lista é composta por uma palavra polissílaba, uma trissílaba, uma dissílaba, uma monossílaba e uma frase elaborada com uma dessas palavras. Os níveis a serem verificados são garatujas, pré-silábico, silábico sem valor sonoro, silábico com valor sonoro, silábico alfabético e alfabético.
Para realizar a sondagem com os alunos antes nos preparamos com a leitura do livro Reflexões sobre a alfabetização de Emília Ferreiro, onde a autora traz as concepções das crianças a respeito do sistema de escrita, em que podemos destacar a importância das produções espontâneas da criança, nomeadas pela autora de garatujas. A importância de compreender que a criança não aprende somente quando são expostas a um ensino sistemático e valorizar suas produções, dando ênfase não só nos aspectos gráficos, mas sim aos aspectos construtivos. Assistimos vídeos sobre a evolução da escrita para podermos entender mais como se dão essas hipóteses, vídeos de aplicação de sondagem para podermos observar como devemos conduzir a situação, as possíveis intervenções e também fizemos um exercício de análise de diferentes tipos de escrita para fixação do que foi aprendido.
A sondagem deve ser realizada com os alunos em lugares que eles não possam contar com nenhum apoio de escrita. Sendo assim realizamos a sondagem com os alunos na cantina e como nós já tínhamos realizado a cantação da história do Lobo e a Tartaruga, o campo semântico escolhido foi sobre animais, as palavras utilizadas foram: tartaruga, cavalo, lobo, rã e a frase foi ´´O lobo é bom“.
O momento da sondagem é difícil porque as crianças ficam com medo de errar, contudo primeiramente devemos dialogar e explicar para os o que será feito, deixá-los a vontade para que queiram realizar a atividade e não só antes como durante também, pois é um momento tenso e eles ficam o tempo todo questionando sobre a ortografia das palavras.