Depoimentos sobre o PIBID – Pedagogia Presencial
SER PIBIDIANA PEDAGOGIA É…
“Amar o que faz e nunca deixar de aprender com aqueles que ensinamos. É acreditar na educação e que através dela podemos formar cidadãos que podem transformar o mundo em um lugar melhor.
O PIBID possibilitou conhecer a dinâmica escolar, suas limitações e possibilidades. A oportunidade de vivenciar um meio escolar nos mostra o que na prática realmente funciona e o que não passa de um belo discurso. Vivenciei problemas enfrentados na alfabetização antes de atuar como professora e que o saber torna-se importante e prazeroso quando a criança aprende brincando. Aprendi a refletir sobre minhas práticas e como e por que utilizar esse ou aquele material ou conteúdo.Tornei-me mais observadora, questionadora tanto na escola quanto na academia, nas práticas docentes observadas nesses dois espaços.
Das conquistas, o Pibid trouxe muitas mudanças e desconstruções em relação ao convívio com o outro, desconstruiu a minha concepção de “dar aula” era uma coisa natural, fácil, depois dessa experiência percebi que há a necessidade de observação, planejamento e responsabilidade na prática docente, que devemos adequar à situações de alunos com realidades diferentes. No meu dia a dia a socialização também foi uma conquista, o que para mim que sou tímida era uma barreira, agora consigo dialogar um pouco mais.
A formação como pibidiana foi essencial para me preparar melhor para vencer os desafios e por estar dentro da faculdade, pude confrontar a teoria com a prática, e assim melhorar a minha postura enquanto futura pedagoga. Destaco como principal desafio à educação especial. O contato que tive com crianças com deficiência fez com que eu percebesse que preciso dedicar em estudos mais aprofundados nesta área, para que meus futuros alunos alcance o progresso e não sejam marginalizados. Do meu ponto de vista a educação especial ainda é vista somente como inclusiva, deixando de ser um espaço de aprendizagem dos conteúdos para crianças com necessidades especiais.
Penso que esse aspecto é um dos principais desafios das escolas públicas, pois o professor não tem incentivo do poder público para fazer uma pós-graduação na área, com baixo salário e poucos recursos para trabalhar. Não posso dizer que hoje, após essa experiência, me sinto preparada para encarar todos os desafios que aparecerão no decorrer de minha carreira docente, mas posso afirmar que aprendi o caminho de achar respostas para a resolução dos problemas que surgirão.”
Letícia Queiroz
“Ser Pibidiana Pedagogia é aprender a ser um ser humano melhor, uma profissional melhor e uma aluna melhor. É estar em contato com as difíceis situações que a educação brasileira enfrenta todos os dias e mesmo assim ainda acreditar que por meio da educação nós podemos transformar. É aprender em cada reunião como interligar a teoria que ali estudamos com a prática que reproduzimos nas escolas. É enfrentar todos os obstáculos que surgir com a certeza que após ver o sorriso no rosto de cada criança todo esforço valerá a pena. É aprender todos os dias a superar os desafios para poder fazer a diferença na vida de alguma criança. É se dedicar, aprender, ensinar e acima de tudo admirar cada vez mais a arte de ser professor.”
Larissa Souza
“Ser Pibidiana Pedagogia é poder se constituir como educador na prática e nas reflexões dessa prática. Construindo conhecimentos em equipe, diminuindo a distância entre escola e Universidade, e oportunizando novas experiências para nós e para o outro. Das aprendizagens e conquistas, posso destacar o quanto durante 1 ano e meio, nós nos ressignificamos como pedagogas em formação inicial. Aprendendo a lidar com os desafios encontrados, ao lecionar, ao provocar o avanço da leitura e escrita das crianças, diante a realidade individual de cada ser. Possibilitando experiências significativas para o nossa formação profissional e pessoal, resultando em questionamentos internos que estimulam novas ações. Ver nossas crianças com esse avanço a partir de ações em conjunto universidade-escola e o brincar antes uma ação sem valor sendo requerido pelas próprias crianças, é gratificante”
Larissa de Carvalho Costa
Tornar-se professor requer o envolvimento e implicação não só com a teoria, mas também com o contexto profissional, entendido aqui como fonte de produção de conhecimento. O PIBID proporciona uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica. E através disso, garante a desenvoltura de habilidades e estratégias que estejam próximas da realidade do aluno. Por vez, ser Pibidiana Pedagogia é trazer dentro de si o ideal de educador. É compreender que para além dos desafios, triunfa a esperança.
Esperança essa, que se faz presente em cada ação. Cotidianamente enfrentamos inúmeros desafios, é difícil conquistar e manter a atenção dos alunos por muito tempo, além disso, trabalhamos com uma sala heterogenia, que requer um tratamento especifico para cada singularidade. Dessa forma, nos esforçamos diariamente, para que ninguém fique para trás. O foco é que todos estejam letrados e alfabetizados de forma efetiva e que esse processo seja significativo, de modo a atrai-los. Busco dar o melhor de mim sempre que estou na escola, às crianças me motivam á querer ir além, e é através desse impulso que os resultados aparecem.
Fico imensamente honrada em deparar com os avanços surtindo através de nossas ações. E ainda, me sinto privilegiada em estar do lado delas, pois é uma troca de saberes simultânea. Aprendi que ensinar é um caminho de lutas e glorias e que nada é impossível para aquele que acredita. As crianças acreditam no trabalho que desempenhamos e eu acredito que a educação promove a mudança e gera uma sociedade mais justa e igualitária. Acredito por fim, nas nossas crianças que reconhecem a importância da instrução e valorizam a educação.”
Rayara Santos Silva
“Ter o contato com o cotidiano escolar, poder observar metodologias, comportamentos, formas de educar, de convivência, é como é importante planejar cada aula, é poder ter a troca de experiências com a professora supervisora. Aprendizagens e conquistas: aprendi a ter uma nova visão sobre como ser educadora e é muito gratificante ver como a nossa imagem de Pibidiano afeta os alunos e como é o retorno de cada ação.”
Raquel Costa
“Eu, como acadêmica do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Lavras, tive a oportunidade de participar como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid Pedagogia Presencial: Atuação do Pedagogo na docência e na gestão escolar – foco no letramento e alfabetização na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, desde o segundo semestre de 2018, com as demais Pibidianas e a orientadora do projeto, Francine Lima. Ser Pidibidiana me fez experienciar duas das diversas áreas essenciais da educação, à docência e a gestão escolar em busca de ter um olhar crítico com o processo da realidade escolar a qual me situei.
Essas vivencias me geraram um grande aprendizado, uma vez que pude presenciar a situação que os discentes, docentes e o sistema educacional se encontravam em direção a repensar e ressignificar às propostas metodológicas que se preocupam com a aprendizagem dos alunos, sendo possível conciliar a teoria com a pratica, tendo em vista que esses processos auxiliam tanto na formação pessoal quanto acadêmica”
Laura Costa
“Ser Pibidiana Pedagogia é ter seu olhar ampliado, dispor da oportunidade de vivenciar os conteúdos expostos no curso e para além disso, se tornar um profissional da educação diferenciado. Participar de um programa como o PIBID, me proporcionou inúmeras aprendizagens que vão desde a ampliação do referencial teórico à prática e reflexão da atuação docente além de, uma melhor desenvoltura no curso. Hoje tenho a consciência da enorme responsabilidade que carrega um pedagogo, que as crianças são seres que merecem espaço e precisam ser estimuladas a se desenvolverem respeitando suas especificidades.
Ser professor e enfrentar a atual realidade da educação brasileira não é uma tarefa fácil, a diversidade e desafios da sala de aula são muitos, porém com o PIBID, aprendi a tentar entender os motivos dos docentes continuarem sendo tão tradicionais e não apenas julgar. Atuar como Pibidiana oportuniza uma conexão entre escola e universidade que beneficia ambas as partes, pois adentramos ao ambiente escolar com um folego novo que motiva os professores a refletirem para ressignificarem a sua prática docente. Em contrapartida, aprendemos com as vivencias, experiências e orientações daqueles que possuem uma bagagem de conhecimentos. Um grande desafio é conseguir ganhar espaço e confiança nas escolas que já possuem uma cultura organizacional e muitas vezes, não são tão receptivos a mudanças e sugestões. Para além disso, ter a sensibilidade de perceber as necessidades de cada sujeito e conseguir acolher é muito desafiador, porém o trabalho em conjunto de um grupo de PIBID tão motivado faz com que tais fatos, se tornem pequenos diante do desejo de mudança e contribuição.”
Bruna Maria Nascimento
“Ser Pibidiana Pedagogia é sentir antecipadamente toda a adrenalina e o desespero do que é estar em uma sala de aula, é conhecer 20 crianças e amar a todas igualmente, porque todas te ensinam um pouquinho e te encaram com um brilho de esperança e expectativa no olhar. As experiencias vividas durante esses meses que se passaram serão inesquecíveis, foi no projeto que aprendi que nada é do jeito que a gente imagina e que se é para programar, tem que ser até os mínimos detalhes, todos os conteúdos
teóricos que hoje viraram livros de cabeceira e que a cada leitura é um pensamento e ideia diferente.Cada ação que nos faz saber como lidar com situações que te tiram totalmente da zona de conforto e principalmente a conquista de ter conhecido um pouquinho de todas aquelas pessoas, que nos enxergam como mestres mas que na verdade são elas que guiam nosso trabalho. O maior desafio, será não ter essa oportunidade novamente, será a saudade dos encontros e da absorção de informação constante, a orientação de como fazer ou de como pode ser feito, a superação de que minhas segundas serão vagas e da saudade de cada serzinho que mencionou de montão. “
Gabriela dos Santos
“Ser Pibidiana Pedagogia é saber pensar na prática docência, nas necessidades e possibilidades de atuação, em prol de ensino significativo.
Ao longo do projeto tivemos inúmeras experiências, tanto em ações dentro da escola, quanto em estudos a fim de procura por referenciais teóricos que pudessem guiar nossas ações. Nesse sentido, construímos conhecimentos inerentes ao professor, nos possibilitando refletir e construir nossa identidade como futuros professores. Para mim um dos maiores desafios é colocar todos os conhecimentos em prática, considerando a realidade de cada aluno. Nesse sentido, os encontros do PIBID me ajudam, pois juntos temos a possibilidade de compartilhar estratégias, conhecimentos e possibilidades.”
Thaynara de Carvalho
“Ser Pibidiana Pedagogia é perpassar por condições de crescimento, vivência e experiência. Além disso, é ter a oportunidade de construir uma identidade profissional, vivenciando atividades de docência ainda em processo de formação. Das aprendizagens e conquistas: As aprendizagens construídas ao longo do PIBID contribuíram de maneira significativa, seja através de ações ou reflexões. Sendo essas que vem refletindo em meu desempenho acadêmico, mas também para futuros avanços no campo profissional. Diante disso, as conquistas alcançadas através do PIBID se concretizam por ser uma oportunidade de vivenciar a prática e a qualificação da minha formação.
Dos desafios: O cenário de dificuldades é algo que de fato nos ajuda a afinar expectativas, e crescer. Ao longo do processo algumas problematizações foram alvo de desafios, mas que a cada um desses perpassados, novos aprendizados foram construídos. A prática docente envolve a formação humana, nesse viés, os desafios percorridos no PIBID ofertou uma dimensão crítico-reflexiva, gerando crescimento e construção de identidade profissional.”
Isabelle A. Henriques
“Ser Pibidiana Pedagogia é um orgulho! Sou grata por fazer parte dessa equipe incrível. Ao participar do PIBID iniciei um ciclo de grandes descobertas, aprendizagens e conquistas. Tenho tido a oportunidade de aprender constantemente com pessoas que estão a mais tempo na profissão e com as crianças, pois elas também me ensinam diariamente. Vendo-as tenho vontade de ser a melhor profissional possível!
Por meio das vivências do Pibid, tenho me percebido realmente como professora. Destaco que por meio do trabalho em equipe, vejo a cada dia o quanto crescemos profissionalmente e temos contribuído com o avanço das crianças. Além disso, no PIBID Pedagogia tenho aprendido o quanto os professores são cercados de desafios, como por exemplo, de fazer um aluno avançar. Mas, também tenho aprendido que com bons planejamentos, foco e uma ação docente responsável podemos superar todos eles e alcançar nossos objetivos.”
Keila Montes Pereira
“Ser Pibidiana Pedagogia é se sentir parte de um projeto transformador Das aprendizagens e conquistas orgulho pelo trabalho desenvolvido, pelos resultados, transformações e sucessos dos desafios mais um elemento de motivação que resulta em um crescimento profissional e humano.”
Vitória Eduarda Pádua de Oliveira
SOBRE SER SUPERVISORA PIBIDIANA…
“Ser Pibidiana Pedagogia é renovar minhas práticas pedagógicas como professora atuante em sala de aula. Das aprendizagens e conquistas fica comprovado a eficácia das práticas inovadoras aplicadas. Dos desafios, demonstrar aos demais colegas de trabalho, as professoras docentes na escola, que necessitamos buscar ações diferentes e significativas para essas novas gerações de crianças que estamos recebendo na escola.”
Suely Teixeira Botelho (Núcleo Escola Municipal Álvaro Botelho)
“É aprender e ensinar, vivenciar ações diferenciadas que são pensadas coletivamente e analisadas após a aplicação. É refletir sobre a própria prática, é ter uma injeção de ânimo ao observar o brilho nos olhos e a disposição das pessoas envolvidas. É acreditar e fazer acontecer uma educação diferenciada (que mexe com toda a escola direta e indiretamente). É aliar teoria e prática em ações pedagógicas, visando o desenvolvimento das crianças envolvidas, a formação dos alunos de Pedagogia e a formação continuada das supervisoras (professoras regentes).
O PIBID transforma! Participar do PIBID transformou minhas práticas pedagógicas. Uma das maiores mudanças que aconteceram ao me tornar supervisora do PIBID foi o hábito de refletir sobre a minha própria prática. Ao passar dos anos da docência, a tendência é de nos acostumarmos com o jeito de lecionar e apertar a tecla do “automático”, mas as provocações dos estudos realizados nos encontros, suscitam reflexões e inquietações que nos fazem buscar sentido e significado para nossas ações, ou seja, despertam nossa atenção para ter claro os objetivos, o planejamento e a avaliação de cada aula.
O maior desafio que encontrei nessas vivências foi a de encontrar o distanciamento adequado entre a professora regente e a supervisora pibidiana. São papéis diferentes e que exigem posicionamentos específicos. Na ações que aconteciam na sala de aula eu precisava desempenhar ao mesmo tempo os dois papéis. Me questiono, muitas vezes, se consegui superar esse desafio: de atuar como docente alfabetizadora ao mesmo tempo que supervisionava e orientava os processos de atuação das pibidianas.”Natany Azevedo Avelar (Núcleo Umbelina Azevedo Avellar)
“Ser Pibidiana Pedagogia é ter a oportunidade de mergulhar em novas experiências essenciais para o bom desempenho profissional. Aprendi que podemos ir além das possibilidades, que estamos em constante crescimento e podemos sim mudar a direção de um modelo pré determinado a qualquer tempo. A maior conquista foi perceber o avanço em minha sala de aula. Os desafios são enormes e acontecem a cada reunião, pois saímos de nossa zona de conforto para aventurar por caminhos desconhecidos que viram ao avesso aquilo que chamamos de nossa “formação” transformando-a em uma nova “forma de ação” em sala de aula.”
Jussara Elizandra Braz (Núcleo Escola Estadual Cristiano de Souza)