[REGISRO] 5º Planejamento do livro

Quinto plano de aula da sequência didática para a elaboração do livro dos alunos

3.4 Atividade prática

Tema: Atividade Prática sobre o gênero textual: Instrução.

Objetivos gerais: Compreender o uso social do gênero em questão

Objetivos específicos:

Ampliar o repertório brincante

Manipulação de textos de diferentes gêneros discursivos

Trabalhar a oralidade a partir de demandas sociais

Oportunizar avanço na leitura e escrita

Habilidade (s) da BNCC trabalhada(s): (EF01LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

(EF12LP06) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, recados, avisos, convites, receitas, instruções de montagem, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

Desenvolvimento: Os alunos serão levados para a quadra da escola. Todos deverão estar com o texto instrucional produzidos por eles. A professora deve relembrar como os textos instrucionais são usados socialmente. Após isso deve pedir para que cada aluno, usando sua produção, ensine os seus colegas a brincadeira esquematizada no seu texto. O aluno deve ser instruído a não falar qual o nome da brincadeira, só como se brinca. Os ouvintes devem estar com as fichas com os nomes de todas as brincadeiras e devem levantar palpites sobre a brincadeira que está sendo relatada. Ao final deve ser ressaltado os ganhos no uso do texto instrutivo e sua colaboração para nortear as ações dos estudantes

Avaliação: A avaliação será feita a partir da capacidade de ler interpretar o texto produzido e sintetizar a compreensão oralmente. Nesse sentido será levado em conta a compreensão sobre o uso do gênero textual.