Terceiro plano de aula da sequência didática para a elaboração do livro dos alunos
3.2 Atividade escrita
Tema: Partindo para elaboração.
Objetivos gerais: Recuperar tudo o que foi aprendido sobre o gênero de instruções e lista das brincadeiras estudadas.
Objetivos específicos: Mostrar a importância de planejar e organizar o que queremos escrever.
Habilidade(s) da BNCC trabalhada(s): (EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
Recursos: Folha preparada com espaços para fazer o passo a passo das brincadeiras e fotos das brincadeiras.
Desenvolvimento: Neste momento, dando sequência ao planejamento é chegada a hora de elaboração parcial do livro de brincadeiras dos alunos, no qual constará um registro instrutivo de suas brincadeiras favoritas que foram realizadas durante a execução do projeto recreando. Os registros por meio de fotos e da própria produção dos alunos, trazem à memória o que foi realizado, as experiências vividas e os aprendizados. As crianças se reconhecem e identificam como sujeitos ativos no ambiente escolar.
1º momento: Selecionadas as brincadeiras entregar uma folha para cada aluno na qual irão escrever as instruções das brincadeiras.
2º momento: Após esse momento, serão entregues as fotos para os alunos que deverão colar no espaço destinado.
Avaliação: Acontecerá de forma processual, durante toda a realização das atividades, possibilitando então, que os discentes a partir de suas escolhas possam listar e registrar com o intuito de ensinar, as brincadeiras favoritas que tiveram a oportunidade de brincar e vivenciar no recreando.