[REGISTRO] 2º Planejamento do livro

Segundo plano de aula da sequência didática para a elaboração do livro dos alunos

Tema: Listando as brincadeiras

Objetivos gerais: Trabalhar com a elaboração de listas e com a disposição das palavras em ordem alfabética.

Objetivos específicos: Fazer refletir sobre a escrita, contribuir para as habilidades leitoras e reapresentar as letras do alfabeto e sua ordem.

Habilidade(s) da BNCC trabalhada(s): (EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos; (EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras e (EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.

Recursos: Listas com as brincadeiras feitas no recreando, papel pardo e canetinhas.

Desenvolvimento:

1º momento: Entregar as tiras com os nomes das brincadeiras e distribuir para cada dupla de alunos.

2º momento: Após os alunos identificarem qual é a brincadeira escrita, devem socializar aos colegas.

3º momento: Conversar com as crianças para que eles identifiquem qual é a ordem alfabética das brincadeiras e com o papel pardo fixado a lousa convidar os alunos para escreverem o nome da mesma em ordem alfabética. Quando a lista estiver pronta, fixá-la na parede, em um local que todas as crianças consigam ver.

Avaliação: A avaliação acontecerá de forma processual e formativa, na qual durante a elaboração da lista deve-se procurar relevar a participação dos alunos e a aquisição dos objetivos propostos.