Primeiro plano de aula da sequência didática para a elaboração do livro dos alunos
1. INTRODUÇÃO
O brincar é atividade fundamental da criança. Por meio dele as futuras gerações se aproximam da atividade humana de seu tempo e compreendem as diversas formas de pertencimento à sociedade e seus desafios. Sendo uma atividade de caráter humanizador, as brincadeiras carregam em aspectos históricos culturais e são ressignificadas pelos novos agentes sociais. No entanto, com o acesso cada vez mais precoce às novas tecnologias, esse movimento criador que anteriormente se encontravam nas atividades brincantes está se perdendo. Nesse sentido, percebe-se a necessidade de resgate das brincadeiras da cultura infantil como forma de aproximar as crianças de sua genuína cultura e de seu desenvolvimento.
Este trabalho refere-se a uma subdivisão de um projeto que está em andamento na escola, o Recreando. Como forma de mediar as ações que aconteciam no recreio, a iniciativa nasce para atuar sobre os desafios encontrados nesse momento. As ações acontecem mensalmente e contam com várias brincadeiras da cultura infantil. Após um ano é possível perceber a mudança de olhar sobre o brincar provocada em toda a escola, tornando atualmente o recreio como espaço de socialização e dos diferentes brincares, de forma diversificada e organizada.
Com foco na aquisição da linguagem, nossas ações se propõem a propiciar a articulação entre leitura e atividade social, isto é, o letramento. A partir dos estudos em Lerner (2002), Ferreiro (2010), Vygotsky e outros textos suporte, compreendemos a complexa relação que se estabelece entre o campo social e o afetivo, que juntos são capazes de potencializar o avanço da criança nas hipóteses de escrita.
2. OBJETIVO GERAL
Desenvolver habilidades de planejamento, produção e revisão de textos, tendo em vista seu destino social.
2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Contribuir com o desenvolvimento da habilidade leitora e escritora dos infantos, a partir de brincadeiras realizadas no recreando;
- Resgatar brincadeiras da cultura infantil;
3. Introdução ao gênero ´´Instrução“
Instrução é um gênero textual que possui características bem específicas. Ele se apoia em frases curtas elencadas por meio de letras ou números, verbo no imperativo ou infinitivo, sequências de ações que demandam recomendações para cada passo a ser realizado, cuja finalidade é deixar um ensinamento ao receptor. Além disso, o gênero “Instruções” apresenta uma série de orientações que devem ser seguidas por quem deseja criar ou ensinar algo. Em geral, o texto é composto pelo título – o nome do objeto a ser confeccionado ou da ação/atividade que será realizada, a lista dos materiais necessários e em seguida as orientações de como se confecciona ou passo a passo da atividade.
3.1 ETAPAS
Primeiro plano de aula da sequência didática para a elaboração do livro dos alunos
Tema: Identificando o gênero instrução.
Objetivo gerais: Identificar o estilo e a composição do gênero de instrução.
Objetivos específicos: Proporcionar aos alunos o entendimento sobre forma de composição do texto de instruções, desenvolver a capacidade de localizar informações e a capacidade de reconhecimento de usos e funções sociais.
Habilidade(s) da BNCC trabalhada(s): (EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(EF02LP16) Identificar e reproduzir, em bilhetes, recados, avisos, cartas, e-mails, receitas (modo de fazer), relatos (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros.
Recursos: Textos de instruções impressos para os alunos.
Desenvolvimento:
1º momento: Faça a apresentação da proposta da aula para os alunos e diga que irão trabalhar com o gênero textual “instruções”. Neste momento você pode fazer algumas provocações (Vocês sabem qual a função de um texto de instruções? Qual sua utilidade no dia-a-dia? O que vocês acham que precisa ter em um texto de instruções?) para que os alunos comecem a perceber a forma de composição e características deste gênero.
2º momento: Organize os alunos em duplas produtivas para que as trocas de experiências favoreçam a reflexão sobre o texto e também na execução da leitura.
3º momento: No quadro, escreva os mesmos textos que serão entregues aos alunos, nesse momento, os textos servirão mais como apoio na explicação da proposta a ser realizada.
4º momento: Após a realização da análise do texto, entregue uma atividade para as crianças, onde as principais características do texto do gênero de instruções (o nome, os materiais necessários e modo de fazer) devem estar omitidas, a proposta é que neste momento as crianças consigam identificar quais são os elementos principais desse gênero.
Avaliação: A avaliação se dará de forma processual formativa, em que durante o desenvolvimento da atividade será constatado quais os aspectos desse gênero textual não foram compreendidos pelos alunos.