Processo de elaboração do livro dos alunos
No mês de novembro demos início as regências que culminaram em um livro elaborado pelos alunos no qual consta o registro escrito de todas as brincadeiras que foram feitas durante o desenvolvimento do projeto Recreando. Para tanto, partimos previamente durante as reuniões de uma discussão sobre qual o gênero textual que seria trabalhado com os alunos, toda a sequência que seria feito com eles para tal objetivo.
O gênero escolhido para ser trabalhado foi ´´instruções“. Tendo por base a atual Base Nacional Comum Curricular e em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN`s), que afirma ser de incumbência da escola oferecer ao educando contato com as diversas formas textuais que circulam na sociedade ensinando-o a compreendê-las e produzí-las, foi elaborado um projeto contendo quatro planejamentos que orientaram as ações, uma sequência didática. Segundo Marcuschi (2008), o objetivo de se trabalhar com as sequências didáticas é oportunizar ao aluno um procedimento para realizar todas as tarefas e etapas para produção de um gênero.
No primeiro dia da sequência didática de acordo de acordo com os planos de aula fizemos primeiramente uma introdução com os alunos sobre o gênero instrutivo e também elaboramos juntos uma lista das brincadeiras que constariam no livro. No segundo dia partimos para a elaboração do livro, cujo título foi De todas as brincadeiras que eu gosto, levamos foto da brincadeira e assim os alunos tinham quem escrever de forma instrutiva sobre a brincadeira.
Veja a seguir os planejamentos!
1º planejamento/2º planejamento/3º planejamento/4º planejamento/5º planejamento