Regência: 20 de setembro de 2019
- Introdução:
Os recursos pedagógicos são materiais utilizados para o auxílio do ensino e a aprendizagem dos alunos em relação aos conteúdos propostos. Sendo motivadores de aprendizagem e que tentam promover e facilitar a compreensão do que está sendo trabalhado. Alguns autores como Costoldi e Polinarski (2009), afirmam que além da ajuda em meio de aprendizagem, são de fundamental importância no processo de desenvolvimento cognitivo das crianças.
A importância do brincar já ressaltado em diversos documentos estudados, evidencia o seu grande papel no desenvolvimento da criança, principalmente no que tange a aprendizagem. Assim, os materiais pedagógicos nos possibilitam unir o brincar à alfabetização através de atividades intencionais que possibilitem a interação entre as diversas áreas de conhecimento, reconhecendo as crianças como seres íntegros e em sua totalidade.
As parlendas por exemplo, são rimas infantis curtas usadas para diversas brincadeiras. Atualmente, esse repertório tem sido usado nas escolas como objeto de trabalho de diversos professores, e de acordo com o Guia de Planejamento e orientações didáticas (2014), esses textos permitem a leitura mesmo sem saber ler convencionalmente, podendo ser construído ou resgatado da cultura infantil.
Nesse contexto é que insere nosso plano de aula, no qual temos os objetivos de contribuir com o processo de ensino e aprendizagem e o avanço na leitura e escrita de forma interdisciplinar, por meio de atividades significativas para os infantos, criando condições necessárias para a consolidação dessa aprendizagem através de material didático pedagógico diferenciado em junção com as leituras de parlendas.
Público Alvo: Alunos do 1° ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Objetivos: Desenvolvimento da coordenação motora; Reconhecimento dos símbolos numéricos e percepção de como se lê; associação das letras e os seus sons nas palavras; estimular a concentração, o raciocínio lógico e aprimorar a leitura e a escrita e ampliação da capacidade leitora.
Desenvolvimento:
1° momento: Através de materiais didáticos pedagógicos, os alunos deverão descobrir quais serão as parlendas utilizadas nessa atividade. Para isso, usaremos o guarda-contas, em que colocaremos 11 parlendas diferentes dentro dos envelopes. Nosso objetivo é que haja relação entre o número que será identificado na roleta numérica e a escrita por extenso desse número nos envelopes. Com essa identificação, os alunos em dupla produtivas, deverão retirar a parlenda do envelope e compartilhar sua leitura com a turma.
2° momento: Com os alunos reunidos em duplas de acordo com as hipóteses identificadas, será feita uma atividade de caça-palavras na qual eles deverão procurar palavras que foram lidas nas parlendas. O caça-palavras se constitui como uma ferramenta didática importante para o trabalho na fase de alfabetização, pois exige que os alunos soletrem as palavras, ao procurá-las no diagrama, fazendo uma associação de letras e seus sons nas palavras.
3º momento: Será proposto aos discentes que escrevam palavras, frases e textos com as palavras que foram encontradas no caça-palavras. No entanto, não poderão olhar os versos das parlendas impressas para reescrevê-las, pois queremos observar a inferência feita pelos alunos.
Recursos: Roleta com os números, guarda-contas, versos da parlenda impressos, envelopes, caça-palavras impresso
Avaliações: A avaliação acontecerá de forma processual, de modo a verificar no decorrer das atividades se os alunos estão avançando na leitura e na escrita e se estão se desenvolvendo de acordo com os objetivos propostos.
Referências:
COSTOLDI, R.; POLINARSKI, C.A. Utilização de recursos didático- pedagógicos na motivação da aprendizagem. Simpósio internacional de ensino e tecnologia, v. 1, p. 684-69, 2009.
Ler e escrever: guia de planejamento e orientações didáticas; professor alfabetizador – 2º ano / Secretaria da Educação, Fundação para o Desenvolvimento da Educação; coordenação, elaboração e revisão dos materiais, Sonia de Gouveia Jorge… [e outros]; adaptação do material original, Claudia Rosenberg Aratangy, Rosalinda Soares Ribeiro de Vasconcelos, Ivânia Paula Almeida. – 7. ed. comp., rev. e atual. dos volumes 1 e 2. São Paulo: FDE, 2014.