Regência: Música
O tema da regência foi Música ou Brincadeiras com foco nas práticas de leitura e escrita. Dada a relevância de usar a música como uma forma de aprendizado lúdico e de promoção de maior interação entre os alunos, durante a elaboração do planejamento foi escolhida como proposta uma música ´´Passear no jardim“ que se tratava da performance de alguns animais. Elaboramos também uma atividade que explorava bastante os aspectos em relação as práticas leitura e escrita de acordo com a música onde eles tinham que: relacionar a imagem do animal ao seu nome e a sua performance, escrever o nome dos animais em ordem alfabética, elaborar uma frase com um dos animais e fazer uma lista com o nome dos animais de acordo com a colocação deles na música.
De acordo com o planejamento tínhamos como objetivos favorecer o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, prazer de ouvir música, memória, concentração, atenção e da imaginação, somado a isso, contribuir para uma efetiva consciência corporal e de movimentação, assim como elaborar hipóteses para o avanço nos processos de leitura e escrita dos alunos.
Após a atividade vivencial com a música partimos para a atividade de escrita, para isso optamos por organizá-los em duplas produtivas. De acordo com as orientações do Guia de planejamento e orientações didáticas (2014) a ideia de se trabalhar com as duplas produtivas é de usar a interação entre os alunos a favor da aprendizagem, um momento que proporciona aos alunos um aprendizado por meio da troca de pontos de vista, ganhando espaço para criar, testar hipóteses, refazer raciocínios e estabelecer correlações, para construir conhecimento, colaborando para que o colega avance em relação a sua hipótese.
Clique aqui para ver o plano de aula!