[REGISTRO] Brincadiquê? e aniversário da Brinquedoteca Universitária

Pibid no Brincadiquê? e no Aniversário da Brinquedoteca Universitária 

O evento do Brincadiquê foi um momento muito enriquecedor para todos nós, diante de todas as ações que estamos desenvolvendo nas escolas. Uma experiência que nos proporcionou um momento de refinamento de tudo o que vem sendo estudado. Discutir sobre a cultura infantil sobre a importância da experiência do brincar na vida das crianças é primordial para nós que já estamos adentrando os espaços escolares, formando as nossas identidades profissionais. É necessário conhecermos os processos históricos a qual as concepções do ser criança e infância foram acometidos, para entendermos como lidar e como promover experiências cada vez mais enriquecedoras que fomentem a cultura infantil nos dias atuais.

Com isso é importante entender que a escola é um lugar que recebendo esses seres em processo de formação deve garantir a promoção da infância, com atividades que explore diversos repertórios como música, cantação e contação de histórias, afim de buscar um processo de ensino e aprendizagem efetivo. É preciso que nós também nos tornemos sujeitos brincantes, que reaprendamos a brincar com as crianças que convivemos

Com os avanços vindos pós a revolução industrial a atividade do brincar vem perdendo sua expressividade, e com as ações brincantes realizadas nesse evento conseguimos perceber a importância de promover práticas que resgatem o brincar genuíno permitindo que as crianças representem todos os papéis que quiserem. Contudo, é nesse sentido alguns autores como Gobbi e Pinazza (2014) defendem que não há uma dicotomia entre arte e ciência, pois fazer arte é um exercício cientifico em seu processo de criação, investigação e experimentação, ressaltando a ideia defendida por alguns autores como Froebel, Dewey, Vygotsky e Bruner, de entender a criança como um ser produtor de cultura, ter um olhar sensível sobre o que ela produz buscar por meio da aproximação do olhar e da linguagem conectar-se a criança.

No mês seguinte foi celebrado o aniversário de um ano da brinquedoteca que contou com a revisita dos alunos que já foram a brinquedoteca. E a equipe do Pibid Pedagogia Presencial após ter participado da oficina de formação do Brincadiquê, esteve presente auxiliando a equipe de brincantes do DED/UFLA durante a semana de recebimento dos alunos, na qual inclusive contou com a presença das turmas das escolas parceiras do Pibid.