[REGISTRO] 3º Recreando

Terceiro Recreando

Devido a intensa semana de provas o recreando foi feito com o intuito de proporcionar um momento de relaxamento aos alunos. É importante proporcionar momentos mais abertos para as crianças, afim de que possam se livrar das tensões tendo formas livres de se expressar e de interagir com as pessoas e os objetos ao seu redor, podendo este momento ser oportunizado aos alunos na escola por meio de espaços para brincar.

Neste dia tivemos um problema em relação a disponibilidade dos brinquedos o que nos remeteu aos dois textos de Libâneo (2015), Organização e gestão da escola: teoria e prática (apêndice 1 e apêndice 2) estudados durante a reunião que dispõem sobre a organização dos espaços de lazer e recreação, estrutura e funcionamento das escolas, todos os aspectos que devem constar no Projeto Político Pedagógico da instituição de ensino.

Passar por essa situação também nos fez refletir sobre o cuidado que devemos ter com o desenvolvimento das nossas ações dentro da escola, buscando sempre ponderar em até que ponto essas ações estão afetando os integrantes daquele espaço. De acordo com o texto Uma iniciativa de inserção à docência: o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, Martins, Pereira e André (2014), lidar com situações adversas também é importante para que possamos buscar alternativas reais para problemas reais, rompendo a visão de escolas perfeitas, salas de aula perfeitas.