Visita à escola e Primeira ação do projeto Recreando
Nessa segunda visita à escola nos atentamos a condução da aula e aos objetivos propostos pelas atividades. A primeira atividade foi de leitura em voz alta. De acordo com o Guia de planejamento e orientações didáticas (2014), no texto As práticas sociais de leitura e de escrita na escola, as atividades de leitura exigem algumas condições didáticas específicas como:
- Adequação dos textos: não fazer o uso de textos com estruturas muito elaboradas;
- Informações prévias: fornece as crianças informações sobre o texto para que elas possam fazer antecipações;
- Conhecimento do conteúdo: para as crianças que não sabem ler isso é importante pois mesmo que não leiam convencionalmente conseguem localizar algumas palavras durante a leitura.
A leitura em voz alta contribui para aprofundar a compreensão do aluno sobre a língua. Uma palavra possui muitos níveis diferentes de significado: sua gramática, sua definição literal, sua conotação e seu som. Quando a criança se ouve enquanto lê, ela tem uma compreensão mais completa das palavras, auxiliando para o desenvolvimento de sua capacidade leitora. Gostei bastante da atitude da professora durante a leitura porque os alunos não foram obrigados a ler, eles foram convidados, com isso alguns optaram por não ler, ou seja, a vontade do aluno foi respeitada, mostrando outro aspecto positivo em relação a interação professor/aluno.
Neste mesmo dia tivemos a primeira ação do Recreando um projeto que decidimos realizar com as crianças após a observação da falta de momentos brincantes com os alunos na escola, proporcionando a ampliação do repertório brincante deles e também criando subsídios para as intervenções a serem realizadas em sala. Iniciamos com a música de recepção Pom, pom, pom quem será? E as brincadeiras foram: Escravos de Jó, Roda peão.
De volta a sala de aula foi o momento de contação de histórias com o livro: A princesa e a ervilha, após o momento da leitura as crianças fizeram a retextualização escrita da história visando desenvolver a capacidade de escrita por meio da elaboração de texto e também noções de progressão. Com isso pudemos ter contato com as escritas de alguns alunos e com um olhar totalmente diferente sobre as suas produções, considerando o desenvolvimento da atividade de acordo com as suas hipóteses de escrita, devido ao aprendizado adquirido com o livro Reflexões sobre alfabetização de Emília Ferreiro. Tendo a oportunidade de considerar a importância de propor atividades de forma planejada visando quais são as habilidades que se espera que os alunos desenvolvam com objetivos bem definidos com ações pontuais.